Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chocoholics

Para os amantes de chocolate.... sem dietas.

Chocoholics

Para os amantes de chocolate.... sem dietas.

Ter | 06.04.21

Comeu muito chocolate na Páscoa? Veja como reduzir os efeitos negativos.

CHOC

kinder bueno.jpg(o bolo que fizemos para as miúdas nesta Páscoa)

 

A Páscoa, assim como o Natal, é uma época festiva de muita "gula". Durante os três dias da festividade, as pessoas comem de tudo o que a tradição manda, e principalmente, chocolate. Esta última é uma tradição: em forma de ovo, coelho, barra ou em outro qualquer formato, o importante é que esteja presente. No entanto, o excesso de chocolate pode ser extremamente prejudicial.

Ao comer chocolate, ingerimos uma grande quantidade de gordura, conservantes e açúcares. O consumo exagerado em um curto espaço de tempo aumenta o nível desses nutrientes e isso pode sobrecarregar o fígado, além de inflamar o tecido adiposo.

O efeito de cada tipo de chocolate

Os diferentes tipos de chocolate influenciam a forma como o corpo responde ao excesso. 

A começar pelo tradicional chocolate ao leite, que possui cacau, que dá energia, e leite, que deixa a pessoa mais lenta. Além disso, na sua composição há muita gordura e açúcar, o que pode aumentar o nível glicêmico e a acne em quem consome.

O chocolate branco, ao contrário dos outros tipos de chocolate, não tem cacau em si mesmo na sua receita, pois é feito a partir da manteiga do cacau, ou seja, a gordura da fruta. Então a pessoa ingere gordura hidrogenada, que aumenta consideravelmente o seu colesterol mau.

O chocolate amargo é o que mais se aproxima do "cacau puro", por ter pelo menos 60% da fruta na sua composição. Esse tipo de chocolate é rico polifenol, um importante oxidante. Mas tudo o que é em excesso faz mal.

Recuperação pós-Páscoa

Depois de um feriado de Páscoa, nada melhor do que começar a semana a limpar o organismo. Por isso, a forma mais simples é voltar a uma correta rotina de alimentação: estabelecer horários para cada refeição e consumir alimentos mais leves pode ajudar.

Alimentos que ajudam a desintoxicar o organismo depois do exagero de chocolate:

– Cuide do seu fígado. Depois de muita gordura, açúcar e leite, preste atenção ao seu fígado. Prefira alimentos leves, como frutas e verduras, e evite carnes vermelhas, que exigem esforço do órgão.

– Água. Assim como a ressaca, depois de uma overdose de chocolate é preciso tomar muitos líquidos. Prefira água e sumos.

– Evite os carboidratos. Não morre se estiver uns dias sem comer pão, bolachas ou massas. Nas refeições, coma saladas e, se não quiser reduzir muito os carboidratos, prefira batata doce.


Um chocolate por dia não sabem o bem que vos fazia. Mas tudo o que é em excesso, faz mal...

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.